Para deixar de ser impostora é preciso ser cara de pau. Não sei vocês, mas eu tô chegando no ponto de começar a tentar cumprir alguma meta de ano novo em pleno 15 de agosto.
Eu queria escrever mais. Eu até tô escrevendo mais, mas não da forma que imaginei, não publicando aqui. Desejava atingir a edição #40 da news esse ano, sendo que a última vez que publiquei aqui foi em novembro do ano passado.
Todo o trabalho que eu vinha fazendo para perder a vergonha de divulgar a newsletter foi-se embora já que eu simplesmente parei de escrever pra cá. Essa é uma tentativa de voltar, ainda meio sem saber se o formato continua fazendo sentido pra mim. Mas isso sempre foi sobre deixar de ser impostora, né? Ou tentar. Então, vamos.
treinar a sorte, burlar o sonho
Há quem diga que existe técnica para jogar dados, assim como há quem afirme que é muito bom no bingo. Esses que acham que suas ações e escolhas interferem em acontecimentos fortuitos, que tomaram para si o título de serem “bons de sorte”.
O que me lembra a personagem de Lindsay Lohan no filme “Sorte no Amor”, de 2006. Ela sabe que é sortuda, suas amigas sabem que absolutamente nada ruim vai acontecer na sua vida porque faz parte da sua personalidade, desde sempre, ser uma mulher de sorte.
Já na vida real, a todo momento, pode acontecer algo negativo e positivo. Quem sabe qual dos dois predomina na sua vida? Como saber se o que aconteceu e você considerou negativo não era, na verdade, a melhor das opções reais naquelas circunstâncias? E como saber se o que você considerou o acaso perfeito era mesmo o melhor cenário dentre todos os possíveis?
Todos os cenários possíveis, se a gente parar pra pensar, é um conceito assustadoramente vago.
Eu não queria, mas vou citar o filme “Divertida Mente 2”. Não se preocupem, eu não vou dizer que me identifiquei com a personagem Ansiedade.
Considerando que a maioria já assistiu o blockbuster que ocupou metade das sessões dos cinemas nos últimos dois meses, quero lembrar de uma cena específica em que vários serezinhos estão controlando o pensamento de Riley enquanto ela dorme. Os sonhos, no caso. E a Ansiedade começa a instigar as ideias de todos os (piores) cenários possíveis para o dia seguinte, quando aconteceria um evento importante para a menina.
Parece bobo isso de encontrar nos sonhos a realidade mais temida, mas nem é. No livro “Oráculo da Noite”, o cientista Sidarta Ribeiro fala dos sonhos como força-motriz dos nossos comportamentos. Numa definição mais poética, Shakespeare diz que somos da mesma matéria da qual são feitos os nossos sonhos. Ou seja, tem muito mais de nós naquele sonho sem pé nem cabeça do que a gente imagina.
Uma criança medrosa sempre vai ter mais pesadelos do que a mais corajosa. Quanto mais a gente pensa, mais a gente teme.
Para uma adulta impostora e com Transtorno de Ansiedade Generalizado, evitar os piores cenários possíveis, burlar essa máquina de sonhos ansiosos, é praticamente impossível. Assim como somos feitos deles, eles só existem porque começam dentro de nós.
o que quer dizer
Entre buscar o significado de um sonho no Google ou na análise, um caminho vai alugar um triplex na sua cabeça e o outro vai te fazer dar risada.
Separei os significados de sonhos mais bizarros que achei em sites sem embasamento científico:
Sonhar com ovo significa prosperidade na vida financeira ou que você vai ganhar um presente de uma pessoa muito querida.
Sonhar com vaso sanitário: cuidado, adversidades virão no caminho.
Sonhar que está caindo em um buraco indica que você está tentando lidar com traumas do passado.
Sonho com galinhas pode indicar bem-estar material em um futuro próximo ou significa que você está se sentindo emocionalmente cansado.
Sonhar com galinhas mortas é sinal de que seu estado de espírito está lutando contra a ansiedade, a angústia e a instabilidade. 😀🐓
O meu sonho mais recorrente é que estou dirigindo um carro, sendo que eu não sei dirigir. Nem nos sonhos e nem acordada. Mas de alguma forma, nos sonhos, eu nunca bati o carro apesar de passar todo o tempo no volante muito ciente de que eu não sei como estou fazendo o carro andar. 😀🚧🚗
Me conta nos comentários se você também tem um sonho que se repete.
Eu tenho um sonho recorrente quando estou com medo: tubarões.
Já fomos de tsunami, de nado despretensioso na praia até um parque aquáticos do Gilberto Gil, que era embaixo do oceano e tinha macacos como funcionários sem direitos trabalhistas (e claro, os tubarões estavam passeando entre os tobogãs! kkk).
vai entender!
Frequentemente eu sonho que tô dirigindo também, mesmo sem saber dirigir! Apesar de não acontecer nenhuma catástrofe, sempre é um sonho meio agitado (e dirigir é meio que um medo pra mim).