Quando eu começo a trabalhar em um lugar novo ou a interagir com um grupo diferente por uma razão qualquer, demora em média duas a três semanas para que me descubram fã de Taylor Swift. É algo que se revela naturalmente e eu não tento esconder.
Se você vive em área coberta pelos satélites que provém internet, você sabe que na última sexta-feira (12), a cantora lançou a regravação do álbum RED, original de 2012. Você só pode ser muito ingênuo ou não me conhecer se achou que eu não falaria disso aqui. Se não nos conhecemos, estou dentro da média de tempo para fazer essa revelação.
Seria muito fácil eu perder a mão e me prolongar nas razões de gostar tanto das produções dela, então nem vou entrar no assunto. Para seguir o script da newsletter, vamos falar sobre como essa mulher de 31 anos, nascida em West Reading, Pensilvânia, é exaustivamente vivida quando se trata de relações amorosas.
Taylor escreve sobre seus romances desde quando era BV. Graças a isso, sabemos que ela passou pela experiência de se apaixonar por um amigo do colégio, mas ele, no fim das contas, só a via como amiga, mesmo. E ela chorou em cima do violão. Sabemos também a idade de Taylor quando deu o seu primeiro beijo e que depois já foi achando que ia casar com o boy, afinal, ele soltou até um “eu te amo”. Na mesma época (e música), a sua melhor amiga, Abigail, também tava na fossa porque perdeu a virgindade com um cara por quem se apaixonou, mas ele só queria o trelelê mesmo. E as duas choraram juntas.
No mesmo álbum em que sua estética vestidos de princesa está no auge, ela também descobre que nem toda relação é um conto de fadas. Contradição ou equilíbrio? Fica a seu critério.
A lista de ex-namorados é considerável, certo? E como passou a maior parte da sua carreira escrevendo sobre suas próprias experiências, é igualmente longa a lista de músicas sobre começos encantadores e inesperados, e maior ainda a de canções de término. Os confusos, que ela só entendeu depois de um tempo, os que dão raiva, os que foram um livramento e os muito, muito sofridos. Uma menção especial a uma das poucas composições em que ela assume a culpa do fim do namoro e praticamente se humilha pro boy.
Entre inícios e términos, tem ainda as que celebram as histórias de relações mais duradouras, pelas quais ela teve que lutar para manter. E aí chegamos na relação atual, que é também a mais longa e, bom, ela acredita que só chegou nessa relação tão mágica e saudável porque todas as vivências anteriores a prepararam pra isso. Laudo médico: vivida.
Nooossa, grande coisa
Sabe aquela música sobre uma traição horrível que você canta com a veia da garganta saltando mesmo que nunca tenha levado uma gaia? De Marília Mendonça a Adele (a Marília deles), muitas músicas têm esse poder de fazer a gente sentir o que nem chegou a experimentar. E sentir muito!
Um ritmo que me passa sensações com muita facilidade é o samba, e não só os sentimentos ruins. Fui percebendo que algumas letras me deixar quase que automaticamente mais disposta, corajosa, otimista.
Foi assim que nasceu a playlist samba motivacional, que ouvi religiosamente todas as manhãs durante um período em que era bastante desanimador sair de casa para trabalhar. já não escuto todos os dias, mas sempre que preciso daquele empurrãozinho em forma de Beth Carvalho cantando LEVANTA SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMAAA, eu coloco pra tocar. Mas, sério, quem precisa de coach quando temos Xande de Pilares?
Agora, se você estiver atrás de outras sensações, Criolo facilitou pra gente e gravou uma session que é dividida justamente pelas emoções que determinados sambas nos passam. Ele escolheu sofrência, luta e alegria. Bom pra ouvir fazendo a faxina e terminar com o feeling de quem viveu uma decepção amorosa, se revoltou contra o sistema e em seguida foi pra uma festa.
Isso é tudo por hoje e acabei de perceber que essa edição ficou 100% musical. Então, boa sexta com música pra vocês! Com faxina, festa ou sofrência. Beijos de uma swiftie impostora (não sei o dia do aniversário dela),
Emília
e eu q nunca ouvia taylor swift correndo animadissima p ouvir cm esse guia pfto das musicas ahdjushadsfhsudfh
To indo catar a playlist. Fui…